Outubro Rosa Pet: Castração é a melhor escolha para prevenção?

Compartilhe esta notícia:

Campanha alerta para o câncer de mama em cães e gatos.

Outubro Rosa é conhecido por ser o mês de prevenção ao câncer de mama em mulheres. No entanto, o que muita gente ainda não sabe é que a campanha também é dedicada à prevenção da doença nos pets. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a incidência da neoplasia é alta, a enfermidade atinge cerca de 60% das cadelas e 30% das gatas. Os dados também mostram que 20% dos diagnósticos são tardios, o que dificulta o tratamento.

De acordo com a médica veterinária Joana Barros, da Gaia Medicina Veterinária Integrativa, as fêmeas castradas antes do primeiro cio apresentam maior risco de desenvolver outros tipos de doenças, distúrbios e até mesmo tumores. Segundo a especialista, é importantíssimo avaliar individualmente o contexto que cada cadela está inserida para analisar formas eficazes de prevenção de tumores, como os de mama, e decidir conjuntamente a idade e necessidade da castração.

“Há estudos comparando a idade de castração ou não castração com o aparecimento de diversos tipos de tumores e problemas ortopédicos e na bexiga. Portanto, é possível concluir que, para algumas raças, colocando na balança, mais vale o risco de um tumor mamário que pode não aparecer e ser benigno, do que o risco aumentado de tumores tão malignos quanto osteossarcoma”, explica a veterinária.

A especialista ressalta que os tumores mamários costumam ser firmes, rígidos e circunscritos, mas podem também formar placas. Ela explica que todo tumor benigno pode se tornar maligno, por isso, o ideal é tratar localmente ou retirar por meio de cirurgia. Além disso, a veterinária dá algumas dicas de como o câncer de mama em pets pode ser identificado.

“Assim como em humanos, podemos contar com o exame minucioso das mamas para diagnosticar precocemente um tumor mamário. Toque as mamas de seus pets, gatas, cadelas e também os machos, massageando e sentindo se existe algum carocinho. Caso note algum, mesmo que pequeno, marque uma consulta veterinária, de preferência na especialidade Oncologia”, explica a Joana.

A veterinária destaca que a cirurgia a ser feita depende da avaliação da cirurgiã oncologista, para decidir individualmente a abordagem. Além disso, definir se necessita fazer a castração ou não, pois nem todo tumor tem envolvimento hormonal e nem sempre a castração será benéfica.

Alimentação saudável e prevenção

Hábitos saudáveis continuam sendo a melhor maneira de prevenir o câncer. A alimentação tem papel importantíssimo. Joana ressalta que as rações são alimentos ultraprocessados, com teor elevado de carboidratos, corantes e conservantes, e não estão no topo da lista dos alimentos mais indicados para prevenir câncer. Ela dá algumas orientações para os tutores deixarem a vida do pet ainda mais saudável.

“A dica para prevenir que seu pet tenha câncer e viva o mais saudável possível é: deixe ele ter contato com a natureza, fazer exercício físico, comer comidas naturais (e balanceadas), usar o mínimo de químicos possível e ser feliz com ele”, avalia Joana.

A especialista alerta: “em caso de suspeita de câncer ou algum outro problema com o seu animal de estimação, procure o veterinário de confiança para a realização de exames e diagnóstico precoce.”

Compartilhe esta notícia: